sexta-feira, 16 de março de 2012

Na capital paulista, o PSOL precisa ser Valente!


Durante nosso I Seminário de Formação Política, pontuamos a importância de construir o PSOL enquanto instrumento de organização da juventude e tod@s que acreditam e lutam pelo fim da desigualdade social, das opressões, por Socialismo e Liberdade. Apontamos também o processo eleitoral como um momento privilegiado de diálogo com o povo e a juventude através dos programas eleitorais, debates e na campanha de rua, para apresentar nosso programa, e ganhar sua confiança política. É fundamental que a Juventude se reconheça enquanto sujeito político, capaz de intervir e transformar a realidade. Combater o rechaço à organização partidária e participação política, que contribuem pra prevalência da política tradicional de exclusão, são tarefas nossas.

O PSOL de São Paulo conta hoje com três pré-candidatos, dos quais um será escolhido democraticamente pela militância para representar nosso programa nessas eleições. Defendemos o nome do camarada Ivan Valente para essa tarefa.

Na cidade de São Paulo, centro econômico do país, a disputa da prefeitura ganha contornos nacionais. Contra Serra (PSDB) e Haddad (PT), é fundamental que o PSOL apresente um nome forte para desmistificar essa falsa polarização. Derrotar a hegemonia da direita, do discurso racista, machista, homofóbico, de ódio aos nortistas e nordestinos e aos pobres é nossa tarefa central, como também apontar a falta de políticas públicas para a população.

Para nós da JSOL, Ivan Valente é o nome para representar um PSOL programático, contundente no debate e militante. Ivan começou sua trajetória política na juventude, no movimento estudantil, combatendo a Ditadura Militar. Permanece firme aos ideais socialistas e faz de seu mandato, profundamente ligado aos movimentos sociais, um espaço dissonante dentro do Congresso Nacional. Dirigente partidário, nunca abriu mão da militância na rua, junto ao povo. É um nome nacionalmente reconhecido pela ética e comprometimento, referendado pela população e pelos movimentos sociais que apoiam e constroem conjuntamente seu mandato. Seu exemplo de coerência com a luta socialista é inspirador para a juventude.

Ivan é o candidato mais preparado para enfrentar os problemas da cidade, e o desafio não é pouco: A cada ano cerca de R$4 bilhões saem dos cofres públicos para os bolsos de banqueiros, como pagamento de uma dívida nunca auditada. Ao mesmo tempo, faltam creches, fazendo com que mulheres fiquem desempregadas, por não ter onde deixar seus filhos. O transporte público é caótico e caro, impedimento para que a juventude tenha acesso ao lazer e à cultura. Não há infraestrutura na periferia para suportar as chuvas, e bairros como o Jardim Pantanal chegam a ficar alagados por meses, sofrendo com a completa omissão por parte da prefeitura. Com a proximidade da Copa do Mundo, comunidades inteiras têm sido desabrigadas sem garantia de seu direito à moradia, para dar lugar a estádios e vias. O crack, que afeta fortemente a juventude, é tratado pela gestão Kassab (com a conivência do Governo do Estado, do PSDB, e aplausos do PT e do próprio Haddad) como caso de polícia, que "limpa" o centro da cidade para favorecer empreendimentos de alto custo e a especulação imobiliária. Saúde pública e direitos humanos? Que nada! É necessário resgatarmos e atualizarmos o programa das eleições de 2008, apresentando nossas propostas para uma São Paulo justa.

Em 2012, precisamos ser Valentes para enfrentar a direita e o pragmatismo. A luta da Juventude tem espaço no PSOL, com Ivan Valente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário